sexta-feira, 19 de julho de 2013

OFC Champions League de cara nova!

Nas últimas semanas a Oceania Football Confederation fez mudanças na maior competição entre clubes do continente, o que para muitos é polêmico para mim é um ótimo negócio, algo que pode equilibrar as qualidades entre todos os países que figuram na Confederação.

Agora, Fiji, Vanuatu e Taiti podem colocar, além do Campeão da Liga de seu País, poderá também colocar mais um representante que será o vice-campeão desta mesma competição.

Assim, o AS Tefana também participará da competição juntante ao AS Dragon, todos clubes taitianos
Em edições anteriores, várias confederações nacionais reclamaram de apenas os times da Nova Zelândia terem a possibilidade de enviar duas equipes para esta competição, exatamente o Campeão e Vice da ASB Premiership.

Agora, além dos Zelandeses, estes três países acima citados também terão esta regalia de levar mais um representante cada, assim equilibrando os participantes e também dando maiores possibilidades de evolução entre estas equipes.

Amicale que já foi vice-campeão da OFC Champions League voltará a competição juntos ao Tafea , todos equipes do Vanuatu
Assim, algumas equipes que já tiveram bons na competição podem voltar a figurar neste meio, mais uma vez dizendo, tendo maiores possibilidades de empenhar-se e melhorar suas qualidades técnicas e físicas perante o meio futebolístico.

Além destas mudanças já aqui citadas, a OFC dará uma vaga a um país que está em desenvolvendo, digamos, aos Play-Offs da competição, que contêm os campeões da Samoa, Samoa Americana, Ilhas Cook e Tonga. Antes, estas equipes necessitaram fazer um jogo decisivo depois de vencerem este play-off entre tais campeões, que seria disputada ante o campeão do país que teve a pior campanha na última edição da competição.

Agora, o vencedor desta quadrangular terá vaga direta na competição, o que com certeza é a melhor mudança feita pela OFC, o que traz a possibilidades das piores seleções do continente desenvolverem suas equipes, e também as empenhar.

A exemplo de 2012, o vencedor do quadrangular seria o Tupapa Maraerenga das Ilhas Cook, que não participou da edição por perder para o AS Mont-Dore da Nova Caledônia que também havia feito no ano anterior a pior participação.
A última mudança é na formação dos grupos. Com o novo formato, nenhum país terá dois representantes no mesmo grupo, que agora conterão 4 equipes divididas em 3 grupos. Já aos critérios de classificação para as semi-finais, passaram para esta fase os campeões de cada grupo mais o melhor segundo colocado entre todos os grupos.

Confira abaixo a lista de participantes já classificados da próxima edição da OFC Champions League:

  Fiji: Ba e Suva
  Ilhas Cook: Tupapa Maraerenga
  Ilhas Salomão: campeonato não iniciado
  Nova Caledônia: AS Magenta
  Nova Zelândia: Waitakere United e Auckland City
  Papua Nova Guiné: Hekari United
  Samoa: Lupe Ole Soaga
  Samoa Americana: Pago Youth
  Taiti: AS Dragon e AS Tefana
  Tonga: Lotoha'apai United
  Vanuatu: Tafea e Amicale


Nenhum comentário:

Postar um comentário