terça-feira, 2 de julho de 2013

Entrevista exclusiva com Jonathan Tehau

É com exclusividade que trazemos a você, leitor do É Tempo de Bola, uma entrevista com o craque da Seleção Taitiana de Futebol, Jonathan Tehau. Ele marcou o gol histórico que fez milhões de corações pulsarem a uma só batida no inesquecível dia 17 de Junho de 2013, que por sinal o 17 também é o número de sua camisa, seria isso o destino?

Jogador não nos deu respostas complexas, foi objetivo e nos falou quais eram suas expectativas, como foi o seu sentimento na hora do gol, e como andará o futebol taitiano depois de tal participação em uma competição tão grandiosa.






Nome: Jonathan Nathan Erota Tama Tehau

Idade: 25 anos

Altura: 1,82 metros

Posição: Defensor e Meio Campista

Clube Atual: AS Tefana Faa'a






1. O que você sentiu quando venceram a OFC Nations Cup?

Eu fiquei muito feliz! Foi um momento incrível para todos nós!

2. Quais eram suas expectativas para a Copa das Confederações? 

Sinceramente, nada. Ganhar jogos eu digo. Mas pelo ao menos conquistar os corações dos fãs e se divertir enquanto estivéssemos jogando.

3. Qual foi o seu sentimento quando marcastes o gol histórico contra a Nigéria?

Eu fiquei extremamente feliz, mal pude me expressar, foi o momento mais importante da minha vida, e acredito que também do meu país.

4. Como foi a competição para você? Como você a classifica?

Apenas, sensacional!

5. Como esta competição pode ajudar os jogadores taitianos?

Sinceramente, eu não sei. Talvez alguns contratos com clubes profissionais de futebol.

6. Você acredita que existem jogadores capacitados para jogarem em ligas profissionais fora do Taiti? Existe algum contrato profissional ao meio dos jogadores que participaram da Copa das Confederações?

Sim, eu acredito. Steevy Chong Hue, Alvin Tehau, talvez eu mesmo, Heimano Bourebare, Ricky Aitamai e mais alguns do elenco, acredito terem chance. Bem, que eu saiba para mim não há contratos, já os outros jogadores não tenho informações.

7. Como foi o povo do Taiti quando vocês chegaram a sua ilha?  

Nada de especial, apenas nos parabenizaram pelo o que fizemos na competição! Amanhã temos um jantar com o Presidente do Taiti (jantar que já aconteceu na semana passada.)

8. Como será o seu futuro? Você pretende jogar profissionalmente fora de sua ilha?

Irei retornar a trabalhar. Se algum contrato profissional aparecer, eu o assinarei na hora!

9. Como um jogador importante do plantel principal do Taiti, sabemos que em 2015 teremos o Mundial Sub-20 na Nova Zelândia, o que abrirá mais uma vaga para o continente da Oceania para esta competição FIFA. Você acredita que o Taiti irá conseguir disputar mais uma competição FIFA em 2015 neste Mundial Sub-20?

Sim, eu imagino que o Taiti irá.

Considerações

Talvez, Jonathan nunca irá ter a oportunidade de entender o que aqui está escrito, e talvez nunca irá ter a oportunidade de jogar em tão alto nível como no último mês.

Mesmo que todos estes jogadores voltem para uma competição deste porte, nunca mais serão os mesmos, o mesmo homem está mudado e agora sua vida nunca será mais a mesma, por terem feito uma história grandiosíssima em nosso território.

Mesmo que a evolução não aconteça, o que acho improvável pois já temos três jogadores do Taiti jogando aqui no Brasil além de uma parceria feita para a profissionalização do esporte na ilha polinésia sem contar com a experiência profissional que adquiriram aqui, serei um Taitiano de alma e coração para o resto da minha vida e nunca irei esquecer esta, que foi uma das melhores que já vivi, semana sensacional.

Obrigado Taiti, Obrigado Tehaus, Vahirua, Chong Hue, Simon, Ludivion, Vallar, Roche, Meriel, Samin, Aitamai, Tihonni, Aroita, Atani, Caroine, Bourebare, Lemaire, Wagemann, Hnanyine, Faatiarau, Vero, Eddy Etaeta e todos integrantes da comissão técnica!

Allez TAHITI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário