Ontem, dia 17 de Junho de 2013 o Mundo presenciou um dos jogos mais sensacionais de toda a História da Copa das Confederações, quiçá de Toda História do Futebol. Taiti vs Nigéria, pela primeira fase da competição.
![]() |
Em pé: Xavier Samin, Teheivarii Ludivion, Jonathan Tehau, Ricky Aitamai, Henri Caroine e Marama Vahirua Agachados: Alvin Tehau, Nicolas Vallar, Heimano Bourebare, Steevy Chong Hue e Vincent Simon |
Estes foram nossos 11 heróis que iniciaram sua batalha de estreia na Copa das Confederações. Porém, o que já sabíamos porém não queríamos que acontecesse, aconteceu. Rapidamente a Nigéria fez 2 gols, com Echiejile contando com desvios na zaga, e Oduamadi aproveitando a falha de Samin, o jogador que posteriormente também faria o gol de número 3 da equipe nigeriana.
Mas, como o título diz, minha memória e meus olhos dizem nesse momento e que muitos recordarão agora, e que depois do intervalo, o Taiti conseguiu um escanteio depois de um boa jogada pela linha de fundo.
Daí o pranto se calou, a Nigéria se tornou coadjuvante, o Copa das Confederações se tornou a Copa do Taiti, o Mineirão entrou transe de vibrações, milhares de fanáticos se enlouqueceram, uma ilha vibrou, e um bola bateu na rede.
![]() |
Jonathan Tehau cabeceia A História |
Corações pulsaram, vibraram, se estabanaram no chão, fizeram coisas que não imaginavam fazer apenas para expressar sua gratidão a Jonathan Tehau e a toda equipe do Taiti por uma sensação que talvez um dia algum gênio consiga encontrar palavras para a descrever.
![]() |
Jonathan Tehau e jogadores taitianos comemoram A História |
Os jogadores do Taiti merecem agora o título que não me lembro de nenhuma seleção na história ter conquistado e que outras ainda demoraram ter, o título acredito que seja: Os Reis do Impossível.
O próprio Jonathan Tehau marcaria contra mais tarde, quase faria mais um gol, e a Nigéria ainda completaria o placar com Oduamadi e Echiejile novamente, deixando o placar final em Taiti 1 - (Não tem Importância) Nigéria.
![]() |
Jogadores comemoram o gol fazendo alusão ao va'a, uma espécie de remo, tradicional no Taiti |
O próximo do jogo do Taiti será contra os atuais campeões Europeus e Mundiais, a Espanha, porém A História foi escrita, e esta será uma grande chance de se aprender mais com o ótimo futebol apresentado pelos espanhóis, sendo que a evolução está se tornando constante, e A História, ainda muitos capítulos serão cabeceados, chutados, defendidos e comemorados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário