sábado, 29 de junho de 2013

Vahirua não mais dentro dos campos

Na última quarta-feira, dia 26 de Junho, o único jogador profissional que participou da Copa das Confederações pelos nossos heróis do Taiti, se aposentou dos gramados.

Marama Vahirua, com 33 anos deixa suas chuteiras as poeiras e ainda poderá jogar pelo Taiti, mas não no futebol de 11. Ele também tem desejo de jogar o Mundial De Futebol de Areia que será realizado no Taiti em Setembro, campeonato que terá cobertura dos jogos dos To'a Aito na competição pelo É Tempo de Bola.

No Futebol de Areia, a Seleção do Taiti tem mais êxitos do que no Futebol de 11, já que teve participação na última Copa do Mundo da modalidade, caindo na fase de grupos vencendo apenas uma partida.

Vahirua durante uma seção de treinos dos To'a Aito
Apesar de ter deixado os campos, e talvez ainda participe de uma competição pelo Taiti no Mundial de Futebol de Areia, ele já está com seu futuro comprometido com o futebol. O ex-jogador de 33 anos já etá com seu diploma de Treinador de Futebol, e itá treinar o clube que o revelou para o futebol no Taiti, o AS Pirae, que também foi um dos últimos clubes que seu primo, Naea Bennett, jogou. O primo de Vahirua é mais famoso que ele no país, por ser o capitão do time de futebol de areia, e também já ter jogado pela seleção nacional do país no futebol de 11. Porém este título está ameaçado, pois Marama Vahirua está de volta a sua terra natal, e pode mostrar ao público sua desenvoltura como treinador, e também como jogador da Seleção de Futebol de Areia. 

Como fã dos To'a Aito, não vejo a retirada de Vahirua como um mau sinal para o Futebol Taitiano, vejo que a experiência de Vahirua pode melhorar a desenvoltura técnica do futebol de seus país como treinador, visando no futuro talvez ser treinador da Seleção Nacional de base ou até da principal. Lembrando que em 2015 o Mundo do Futebol Jovem se encontrará na Nova Zelândia para o Mundial Sub-20, o que abrirá mais uma vaga para a Copa do Mundo Sub-20 na Oceania, que poderá dar claras chances ao Taiti como a segunda força do continente, que levará o futebol do país mais uma vez para um competição internacional valiosíssima. E além disso poderá dar mais qualidade ao time que disputará em Setembro o Mundial de Futebol de Areia em seu território.

Allez Vahirua, Allez Tahiti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário