Jérôme Valcke, o senhor secretário da FIFA, disse que está estudando a possibilidade da Oceania ter uma vaga completa na Copa do Mundo, daí o full place, o que seria mais ou menos um sonho realizado para muitos do pacífico.
Ele deu tais declarações no jornal zelandês NZ Herald e fez várias metáforas para explicar o que pensava, além de ser perguntado sobre sua expectativa sobre o Taiti na Copa das Confederações e problemas na federação zelandesa de futebol.
![]() |
Vai ou não vai, Valcke? |
Além de ter discutido esta parte que muito nos agrada ele tocou no assunto do Taiti, disse que está lisonjeado com a participação dos Guerreiros de Aço na Copa das Confederações e que esta é a beleza que o futebol nos traz. E ainda completou, perder de mais de 5 gols nunca é o ideal, mas quando se vem com tantas dificuldades para cá e ainda se consegue jogar e marcar um gol já é de muito se festejar, mesmo perdendo por diferenças gigantescas todos os jogos.
Como sabemos, a seleção da Nova Zelândia está classificada para a repescagem para a Copa do Mundo, e apesar disso tudo, teve uma campanha vexatória na OFC Nations Cup, caindo na semi-final diante dos cagous da Nova Caledônia, que posteriormente perderia o título da competição para o Taiti, que agora vive uma saga no Brasil. Uma grande preocupação dos zelandeses é de que o continente seja manchado pelos resultados sofridos do Taiti e que também os afete, ponderando até seguir o caminho da Austrália se tornando afiliado a Confederação de Futebol da Ásia, AFC, para obter maiores chances de classificação, enquanto tal vaga completa não chega a OFC.
Valcke disse que os resultados do Taiti não afetaram em nada a OFC, e se afetarem será pelo lado bom trazendo experiência e posterior evolução aos Taitianos. E que tal mudança da Nova Zelândia não seria boa para a mesma e nem para a OFC, que faria dos All Whites apenas mais uma seleção na AFC e que '' mataria '' o futebol da OFC aos poucos.
Bem, como torcedor, condeno e repudio, apesar de ser fã assíduo dos All Whites, uma troca de confederação, e também insinuar que a histórica campanha taitiana poderá manchar os holofotes zelandeses na região. Um gol já foi um título, já foi a história, e isso poderá trazer mais os olhos do povo futebolístico para a Oceania, vendo uma equipe tão alegre, tão aguerrida, que mesmo perdendo se mantêm em pé a postos para abrir um novo sorriso.
E que venha esta tão sonhada, vaga completa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário