sábado, 15 de junho de 2013

Descobrindo a Oceania: Nova Caledônia

 Chegou a hora de conhecer um pouco sobre uma das equipes francófonas da Oceania: a Nova Caledônia, atual vice-campeã da OFC Nations Cup.


A Nova Caledônia é um território ultramarino da França, considerado um estado francês fora da matriz, como também, a Samoa Americana é dos Estados Unidos. Apesar de não ser independente, a Nova Caledônia é aceita como um país pela Oceania Football Confederation, a OFC, e também pela FIFA, o que não os impede de disputar campeonatos continentais e eliminatórias para a Copa do Mundo.

O cenário futebolístico na Nova Caledônia é ainda muito desconhecido, apesar de que, um dos campeões mundiais pela França saíram da ilhota francófona: Christian Karembeu é nascido em Lifou, Nova Caledônia, nunca jogou em nenhum clube do arquipélago, mas é conhecido por passar por Nantes da França, Sampdoria da Itália e o gigante Real Madrid. Hoje, Karembeu voltou a suas origens e é embaixador do futebol na Oceania. Uma observação a ser feita, é que qualquer cidadão que é nascido em um território ultramarino, também tem a nacionalidade do país governante assegurada, no caso de cidadãos nascidos na Nova Caledônia, a nacionalidade francesa é assegurada a todos, por isso Karembeu optou por defender a seleção francesa.

É evidente o crescimento do futebol, a seleção nacional fez algo sensacional na última edição da OFC Nations Cup, venceu a maior força do futebol oceânico, a Nova Zelândia, algo inimaginável para todas as outras seleções do continente.

Veja abaixo o grande feito da Seleção Caledoniana de Futebol:


A seleção conta com alguns jogadores que jogam fora do país, muitos atuam em equipes semi-profissionais e amadoras da França, como César LolohéaJoël WakanumunéDominique Wacalie.

Más, no fim da última OFC Nations Cup uma notícia estrondosa ecoou no em todo Futebol da Oceania: o artilheiro da equipe caledoniana estaria de malas prontas para jogar na Ligue 1, Primeira Divisão Francesa. Georges Gope-Fenepej é o nome da fera que se mudou para ESTAC Troyes, agora, despromovido á Ligue 2. Apesar de ter jogado um único jogo, já é algo sensacional pela experiência adquirida, e também pelos 8 gols marcados em 10 partidas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo na Oceania.

Gope-Fenepej trocou o AS Magenta pelo ESTAC Troyes
Além da experiência encontrada fora do país, os cagous, como a seleção nacional é conhecida, também conta com o talento em seu futebol doméstico. Alguns talentos podem aqui ser citados são Bertrand Kai e   Olivier Dokunengo.

Como Gope-Fenepej, muitos talentos estão surgindo na Nova Caledônia e aos poucos alguns jogadores podem ganhar o status de novo Christian Karembeu, de acordo com suas boas exibições na OFC Nations Cup e também nas Eliminatórias para a Copa do Mundo em 2014, um jovem jogador vem se destacando, e espero que seu talento seja visto em breve por clubes de maior expressão. Tudo isso se trata de Rocky Nyikeine, arqueiro de 21 anos de idade, que na última edição da OFC Nations Cup e do vice-campeonato caledoniano, foi titular e considerado o melhor goleiro da competição.

Rocky Nyikeine enverga a camisa Caledoniana
Com boas exibições pode se ganhar um mundo de oportunidades, e Nyikeine tem muito talento, e para um jogador amador, que atua no FC Gaitcha da Nova Caledônia, uma experiência fora do país seria sensacional e fulcral para desenvolver seu grande talento.

Por outro lado, o futebol doméstico da Nova Caledônia tem mostrado grandes melhorias e muita competitividade nos últimos anos, com boas equipes disputando a OFC Champions League e com times mais técnicos em relação a outros países da Oceania. O time mais conhecido e tradicional da ilha francófona é o AS Magenta que vinha dominando o futebol no país, porém em alguns anos atrás, o AS Mont-Dore vem atrapalhando esta hegemonia e vem disputando seguidamente a OFC Champions League, tendo dado um grande vexame na última edição sofrendo uma impiedosa goleada de 12-2 do Auckland City jogando na Nova Zelândia. 


O AS Magenta é a equipe mais tradicional da Nova Caledônia


Eu como torcedor fervoroso do Futebol da Oceania que sou, apoio todo o futebol caledoniano e os cagous para um processo evolutivo cada vez maior, que já é bastante visível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário